Pular para o conteúdo principal

Olhos meus


Sempre é mais simples estar do outro lado do espelho. Fácil entrar nesse jogo, rir com as regras, brincar de gente grande, difícil ganhar, impossível não perder. Afinal de contas quem mede a facilidade?
Quase um dom, ser camaleão, se camuflar, adaptar-se as mais diversas situações, passar despercebido, simplesmente... passar. Sempre fui de colecionar sentimentos, decepções, amores, falsos amores, carinhos, e demonstrações públicas de afeto. Acumulei fingimentos, quereres e posses. E o que era verdade? Moldando-se de acordo com as vontades, e alardes. De quem? Pra quem? Por quem?
Dançando conforme a música. Suavizando feridas, remoendo angústias, sempre inadequadamente adequado a situação.
Nem havia razão de se importar com nenhuma palavra, sussurro, gesto, sorriso, ou olhar. Difícil até de reparar. Andava tão à flor da pele que questionava o valor, e somente seduzia, digo, deduzia: nada importa! Quem se importa?
Doía, doía saber que cada palavra esbravejada ali, morreria ali. Sem sentido sentido algum, pra ninguém, ou quem sabe um certo alguém. Nada a se dizer, nada a se ouvir, absolutamente nada a sentir. Só?! Nada?!
Apenas mais uma jogada, mais uma peça roubada, quase...
Animais! Só poderia desejar escapar daquela jaula. Gaiola lotada de loucas e loucos que roubavam o ar, a paixão, o querer, roubavam cada sopro de vida.

Querem que eu siga simulando, e dissimulando, engolindo a seco aquilo que sequer deveria existir. Fazendo jus a hipocrisia, hipocrisia de lei, hipocrisia é lei nesse lugar, mas disso você entende bem, porque até pode ocultar, mas infelizmente, eu conheço cada recalque desse seu decalque. Cansei de me apaixonar e desapaixonar, decepcionar, cansei de falar e de tentar. Cansei de recomeçar, cansei de acreditar. Não que não tenha sido válido, foi. Se foi... Cada mulher que passa em minha vida me caleja um pouco mais. Cada sentimento, cada palavra, cada olhar maldoso, cada insinuação, irritação, e insistência, me calcifica esse músculo que nem late mais, nem dói. E na verdade já nem existe mais.

A comédia está na forma que se compra - mas não se importa - cada palavra jogada ao léu, mas não, isso não se trata sobre um alguém, não trata de ser específico, direcionado, objetivo, não é a intenção, sequer trata de ser. O interesse é fugir, fugir do tal lugar comum, do tal alguém comum, fugir da sua redoma, se é que há algum interesse, e se interessa fugir.
Pessoas mentem, e eu minto?! Agora?! Antes?!
Onde guardar esse grito revoltado, esse desespero acuado, o que fazer dessa despedida? Nem conseguimos manter as velhas aparências, manter-nos de pé, cansou, cansei. Esse basta que a muito tempo não basta, e me consome.
No fim das contas a criança ainda sou eu, o viadinho sou eu, o sonso, dissimulado sempre serei eu.
Será?
Xeque Mate.

Comentários

  1. Os olhos são o espelho da alma. Existem os dissimulados, os alegres, os tristes, os tristes que parecem alegres, alegres que parecem tristes, confusos, aparentemente convictos... São tantos que não apenas veem, presenciam, participam, mas podem colaborar ou não com os acontecimentos... Há aqueles que dizem:"ah, se meus olhos falassem..." , mas eles falam! A prova está aqui neste texto do blog DOLIPO.

    ResponderExcluir
  2. Olhos falam, mas nem todas as pessoas conseguem lê-los.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto... fala sobre sobre nossas adpatacoes as diversas situacoes, fala sobre nossas adaptacoes as decepcoes... fala sobre a complexididade que eh o nosso poder de dancar conforme a musica... afinal, somos multifacetados. Parabens. x)
    Ps. Tou sem acento. rs

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela força, seguindo aqui também.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu blog, parabéns!!
    www.poeiraeboanoite.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Há tudo a perder. Sincericide-se

Postagens mais visitadas deste blog

Mônica

Hoje foi não foi um dia fácil, corri meio sem rumo, desacreditado, honrando compromissos que não pareciam se encaixar, seguindo o fluxo, deixando me levar. Fiz mais do que pude, falei mais do que sei, o tal peso da vida adulta. Já passa das 11, poderia escrever que estou sentado num sofá de couro, as luzes da cidade sobre mim, uma taça de vinho repousando sobre minhas pernas, uma fotografia perfeita para textos perfeitos. Mas minhas polaroides são borradas. Estou rencostado meio de lado, as costas doem, virei chácaras de café, relutante em dormir por essa noite, e te encontrar outra vez. Não vou mentir das vezes que pensei em você, das muitas vezes que meu coração saltou garganta afora ou ver seu nome cintilando no vidro fosco, e todo o circo que armei tentando agradar. Eu não sei onde quero chegar. Existe uma vida antes e outras dez depois de nós, ainda assim você não sai do meu sentimento. Ah, piegas, coisa de escritor romântico, que busca palavras bonitas para o ser amado. Coisa n…

Metonímias e Aliterações

Passeio pelas estações ouvindo grunhidos repetitivos semi nocivos, até que me pego cantarolando trechos de uma música qualquer daquela dupla pop que ninguém lembra o nome, o rosto, ou a poesia, não que fizesse alguma diferença. Hoje eu acordei olhei no espelho e não me vi. Horas a fio, o celular ferve por entre as mãos, silencioso e inquieto. Ensaiei centenas de maneiras de dizer um simples Hello, i want you let me jump in your play, mas me perdoe se eu não sei jogar, ou se talvez o saiba além das regras que insisto em (não) quebrar. Um joguinho é até divertido quando você está por perto. Penso que irei dobrá-lo, deixar me bater, vamos lá, querido, fique mais um pouco. I'll get him hot, show him what I've got. Revezo em encarar aqueles olhos, desejar aquela boca, e decifrar todos os teoremas fundamentais do universo. E daí que minh'alma segue num loop involuntário, divagando em diferentes infinitos... 
I need a hit, baby gimme it, it's dangerous I'm loving it, balb…

Alumínio

Sou desses que ousa dizer todas as coisas indizíveis das quais já ouvi calar. Enquadro em palavras e esquadrias fragmentos de absurdo abafados, suspirando os abusos. Nadando contra-corrente, incoerente, metendo os pés pelas mãos. Um. Dois. Três. Olhe bem para trás, e sem pensar em nada, pense no que realmente importa. Jogado no campo, fitando seus olhos, pergunto baixinho o que se ouve quando todos os ruídos calam? Quantas teses e antíteses nos trouxeram até aqui? Quantos poréns, mas, entre tantos sins e nãos, entre tantos lençóis. Desfilo em silêncio por entre a sala de jantar, desenho um cigarro no ar, chá entre as pernas, mas algo me escapa. Quão além da superfície se pode ir sem respirar? E quando tudo não passa de um segundo, quanto tempo sobra de tudo? Todas as minhas filosofias baratas, ignoradas pelos homens de bem, agora habitam nossos silêncios, justo quando o mundo pede um pouco mais de alma. Será que o tempo parou ou a gente que não viu? Nessas noites, desses muitos quere…